Concurso para professor de arte da prefeitura de Paulínia

Olá! No dia 29 de maio, uma semana depois do concurso de Campinas, fiz a prova do concurso para professor de Arte da prefeitura de Paulínia. A prova foi escrita pela FGV e vou falar um pouquinho sobre ela aqui.

concursopaulinia3

Não cheguei a pesquisar sobre as provas da FGV tanto quanto procurei sobre as da FCC (Campinas) porque meu foco maior era Campinas e não tive muito tempo por conta da greve. Pra falar a verdade, nem li o edital direito. Então as 8 questões específicas sobre a legislação de Paulínia foram uma surpresa para mim, já que Campinas não teve isso (e eu não sei nem a da minha cidade). Mas acertei quase todas, meu chute estava poderoso. Não tinha a menor ideia. Comparativamente achei as 12 questões de português mais complexas que as da FCC. As questões de pedagogia, que foram 10, estavam mais ou menos no mesmo nível. Quanto às questões específicas… sem comparação, muito melhor. Foram 30 questões sendo que tivemos 17 de artes visuais, 2 de música, 4 de teatro, 1 de cinema, 1 de dança e 5 de pedagogia. Além de contemplar um pouco mais as quatro modalidades ao invés de focar apenas nas artes visuais como a prova da FCC, achei que as questões foram mais coerentes pois várias delas abordavam algum aspecto pedagógico ou tinham uma proposta de arte-educação. (embora as de música ainda tenham deixado a desejar nesse quesito) Acertei 39 de 60, foi um resultado melhor que Campinas, mas o concurso de Paulínia é pra cadastro reserva.

A única coisa que achei pior nessa prova foi que para sair com o caderno de questões você tinha que ficar até o final, meio dia. (ela começou às 8hs de um domingo pós-feriado prolongado, ninguém merece) Não tinha nenhum papel destinado à escrita do gabarito, então se você saísse antes desse tempo não só não levaria o caderno mas também não levaria suas respostas. O tempo mínimo para sair da prova era 11:30. Eu terminei a prova por volta das 11, aí fiquei conferindo e reconferindo, pintando com perfeição todas as bolinhas do gabarito, desenhando no caderno de questões… Foram momentos muito entediantes da minha vida mas sobrevivi.

Por curiosidade, as questões de música foram estas aqui:

concursopaulinia

concursopaulinia2

Você acertaria essas questões?

Até a próxima!


Comments are closed.