Oláá! Mais uma vez o Nocmoon esteve presente fazendo a melhor cobertura de imprensa do Video Games Live!! ★ Desculpa, esse ano eu deixei a modéstia em casa. rs. Brincadeiras à parte, essa é a terceira vez que vou lá como imprensa. Antes disso, fui duas outras vezes e fiz uma cobertura extra-oficial para o blog. Recordar é viver, entāo clique aqui para ver os anos anteriores! 2010, 2011, 2012, 2014. Em 2013 não consegui ir porque estava trabalhando :( mas mesmo assim escrevi um post para deixar registrado no blog.
Vou começar a contar do começo mas já deixo o spoiler: foi a melhor setlist de todos os tempos. Juro.
As pessoas começaram a entrar no teatro por volta das 18hs, momento em que já havia uma fila considerável. Uma vez lá dentro é possível circular, ver as mercadorias à venda, tirar foto no mural, fazer muito streetpass (eu fiz 48, obrigada a todos os envolvidos) etc.
Este ano o Nocmoon teve como equipe apenas eu e o fiel fotógrafo David Elbrancon, já que restringiram a imprensa para dois membros por veículo. Então não deu pra ter vídeos :(
Circulando por lá encontramos um grupo de quatro moços com camiseta de power ranger (ou zyuranger) e claro que tiramos foto. Aí algo passou pela minha cabeça, fomos conferir e… sim, eram os mesmos com as touquinhas de eevee combinando no ano passado! Bacana, grupo sempre unido e uniformizado! ᕕ(ᐛ)ᕗ (espero ver vocês ano que vem, hein?)
Kakao de Athena e uma Yuna:
E esse cosplay de Godot, hein?
Antes de começar o show teve o tradicional vídeo Super Mario World (paródia de What a wonderful world) e em seguida aconteceu o concurso de cosplay, que não era feito há alguns anos. Tivemos: um personagem de Rival Schools, o Axel de Streets of Rage, uma personagem de League of Legends, o Snake de Metal Gear, o Cloud e o Anakin. O cosplay de LOL ganhou. Ficou bem concorrido entre ela, o Snake e o Cloud. Fotos, com Thiago Adamo na apresentação do concurso.
A seguir muita expectativa para ver… O VÍDEO DO PAC MAN CORRENDO!!! YESSS!!!!! É pra isso que eu vou no VGL! Aquele mesmo vídeo que é exibido todo ano, mais previsível que as temporadas de Supernatural. XD Acho que a surpresa mais chocante de qualquer VGL nāo seria uma música nova, mas trocarem o vídeo de abertura.
Setlist completa
– Castlevania
– Megaman
– Metal Gear Solid III
– Kingdom Hearts
– Sonic
– Donkey Kong Country
– Skyrim
– Chrono Trigger/Cross
– Tetris opera
(intervalo)
– Street Fighter
– Legend of Zelda
– Hearthstone: Heroes of Warcraft
– World of Warcraft
– Grim Fandango
– Command & Conquer Red Alert
– ICO
– Phoenix Wright
(bis)
– Final Fantasy VII
– Portal
Eu disse que era a melhor setlist! É ou não é?!?!?? Agora a parte mais detalhada com os comentários do show, detalhes do que o Tommy falou e/ou o que fizeram em cada música, além das fotos, é claro.
Comentando música por música
:
Logo no começo Tommy Tallarico, compositor e idealizador do VGL, nos falou como o Brasil é especial para a galera do VGL, já que é o 10º ano deles aqui. Só em agosto eles fizeram 17 shows em 4 continentes, estão no Guiness como o concerto sinfônico com mais shows no mundo todo… e ainda assim guardaram algumas surpresas especialmente para o Brasil! São Paulo é, inclusive, a cidade onde tocaram mais vezes no mundo todo! Por isso contamos com algumas estreias mundiais de músicas e a setlist foi feita com o maior capricho. Mesmo músicas já conhecidas tiveram algum toquezinho especial para deixar diferente!
A regente foi Eimear Noone, uma presença já conhecida nos VGLs. Além de regente, ela é compositora das músicas de vários jogos da Blizzard. E pelo 10º ano seguido tivemos a presença da Orquestra Sinfônica Villa-Lobos, sempre arrasando! Outra personagem do VGL é a Laura Intravia, Flute Link, fantástica cantando, tocando flauta, tocando piano e o que mais vier! O Tommy só falou no meio do show mas vou inserir aqui também porque é importante: a Petrobrás patrocina o evento há 10 anos. Vários funcionários estavam presentes porque curtem e isso é muito legal, já que sem esse $$$ provavelmente não teríamos o VGL aqui. Valeu, Petrobrás!
Também teve o discurso de sempre sobre videogames e música de videogames. Aquele sobre quem fala que videogames deixam as músicas violentas, “kill those people”. Quem vai no VGL há bastante tempo já consegue saber o que ele vai dizer quase palavra por palavra. Eu acho charmoso. =p
OK, vamos deixar de conversa e ir para as músicas em si.
Castlevania: Uma música que está ficando tradicional como abertura. É pra deixar a galera vibrando quando o Tommy entra no palco! É emocionante demais, espero que nunca mudem. Afinal, Castlevania está na alma deste blog, né? (Nocturne in the Moonlight é o nome japonês de Symphony of the Night, melhor jogo da série)
Megaman: Outro clássico tem-que-ter, para deixar todo mundo empolgado!
Metal Gear Solid: A música de abertura da série, com um coral lindo e a Laura cantando. Arranjo sensacional, Tommy disse que ia fazer os marmanjos chorarem e foi emocionante até pra quem não jogou (tipo eu).
Kingdom Hearts: Falou em Disney, todo mundo já sabe o que é, né? Tommy contou sobre como foi inspirado pelos cartoons de Walt Disney, citando inclusive Fantasia, o filme que todo mundo que gosta de música erudita conhece. Por isso, ele resolveu homenagear Walt Disney usando no vídeo que acompanhou a música os cartoons originais dos personagens.
Sonic: A seguir tivemos algumas palavras em vídeo do criador do Sonic, Yuji Naka. O medley do Sonic é simplesmente fantástico. Lembro até hoje que foi uma das primeiras músicas do primeiro VGL que fui, o de 2010. Me emocionei tanto quanto naquela vez. Sonic foi a minha infância. ❤❤❤
Donkey Kong: Uma música nunca tocada no Brasil! Quem fez o arranjo foi a Laura, pois é o jogo preferido dela. Ela tocou uma flauta muito louca (pô, sério, não sei que tipo de flauta é) e foi lindíssimo!
Skyrim: ÉPICO. Apenas.
Chrono Trigger/Cross: Essa música normalmente é tocada no final das apresentações, mas dessa vez veio para a primeira parte – sinal de que teria algo fantástico para encerrar, não? É outra que sempre me encanta, afinal Chrono Cross tem a minha trilha sonora preferida.
Tetris opera: Outra tradicionalíssima, em que podemos ver todo o potencial da Laura cantando. Tommy disse que um dia resolveu juntar video games e ópera e foi aí que surgiu a ideia. Óperas podem ser legais, gente!
(INTERVALO)
Street Fighter: Essa é muito empolgante e o vídeo com o Blanka surrando todo mundo é divertido, haha. Seria super legal se a Laura (não a Intravia) dividisse espaço com o nosso verdão em algum vídeo futuro, hein? (Pra quem não sabe, foi anunciada uma nova lutadora brasileira na série, Laura) Tommy tocou com tanto entusiasmo que arrebentou uma corda da guitarra durante essa música!
Bônus: Laura
Legend of Zelda: Outro medley que tem que ter, com o Tommy contando a história de como conheceu a Laura através do youtube, pois ela era conhecida como Flute Link por gravar vídeos tocando com cosplay. Ele diz então que video games inspiram: a fazer música, cosplay, desenhos… por isso o vídeo dessa música é feito inteiramente por fanarts!
Hearthstone: Heroes of Warcraft: Nunca tinha ouvido esse arranjo! Serviu como introdução para o WOW e foi bem bacaninha.
World of Warcraft: Dessa vez a música de WOW contou com um diferencial: um vídeo dos fãs tocando! Isso mesmo, a Blizzard enviou partituras para que os fãs que tocam instrumento pudessem tocar e como resultado fez um vídeo juntando os vídeos da galera! A orquestra tocou junto com o vídeo e foi muito legal. Destaco o que a Eimear falou sobre essa iniciativa da empresa: “Music knows no boundaries, no countries.” Sou uma grande entusiasta da tecnologia sendo usada para unir as pessoas musicalmente. Lindo demais.
Grim Fandango: Uma estreia mundial… de um jogo que eu não conhecia, mas pareceu super divertido! E a música transmite todo esse clima fun fun fun do jogo. Quero ouvir mais vezes!
Command & conquer: red alert: Que as luzes fiquem vermelhas porque é hora de uma música totalmente heavy metal que nunca tinham tocado no Brasil! Outra excelente novidade!
ICO: Depois dessas músicas agitadas, é hora de relaxar um pouco. A Laura foi até o piano para tocar e cantar a música de encerramento do jogo. É tão bom ouvir novamente uma música no piano, já que desde que o Martin Leung não volta no VGL (desde 2010) o instrumento foi relegado a segundo plano.
Phoenix Wright: Estreia da música da série que é a segunda mais pedida pelos brasileiros. A primeira é Top Gear, que aparentemente ninguém no mundo além da gente quer ouvir. Mistério de por que o jogo só fez sucesso no Brasil. E o Tommy prometeu que ano que vem #vaitertopgear!!!! Mas voltando ao Ace Attorney… WOW! Que arranjo sensacional! O vídeo teve cenas do filme também. Não tenho nenhuma objection. Exceto que quero muito jogar, cadê tempo? ;__;
Aí Tommy e a orquestra agradeceram para encerrar… mas claro que faltou o bis, né? One more song! One more song! \o/ Qual não foi a nossa surpresa quando ele voltou trazendo… Moisés Lima, violoncelista da Família Lima!!! :o
Final Fantasy VII: Ele disse que escolheu tocar One winged angel por causa do remake que Final Fantasy VII vai ganhar e porque sabe que nós brasileiros amamos o jogo. Olha, eu não sou assim tão fã mas não vou negar que adoro essa música. E, wow, a adição do Moisés deu uma outra cara para ela. Eu vivi pra ver alguém da Família Lima no palco do Video Games Live fazendo headbang com o Tallarico. E o Moisés sabia o que estava fazendo porque ele cantou a música, serião!!! Dava pra ver que ele tava curtindo pacas! Excelente!
Portal: A música de encerramento pra todo mundo cantar junto. Um fã brasileiro levou uma bandeira do Brasil e as fotos da Laura com ela são todas super fofinhas. Mais do que nunca posso dizer sobre este VGL: This was a triumph. I’m making a note here: HUGE SUCCESS!
Muito obrigada a toda a equipe do VGL, esse show foi inesquecível!
Se você quiser conferir todas as fotos que o David tirou juntas, clique aqui para entrar no álbum dele. Nesse VGL eu conheci pessoalmente o Kenji! Ele gravou alguns vídeos, incluindo um de Phoenix Wright que o próprio Tommy compartilhou no twitter. Vale a pena dar uma olhadinha escutadinha, hein? Clique aqui!
Até ano que vem!! (com top gear!!)