Diário: VIII Encontro de Educação Musical da Unicamp

Olá! Mais uma vez participei e organizei o Encontro de Educação Musical da Unicamp, então vou postar aqui o meu diário. Acabei procrastinando um bocado a escrita, o evento foi super exaustivo [eu sou parte da organização também], então talvez tenha ficado um pouco mais curto que os nos anteriores? (2012, 2013, 2014)

O tema este ano foi: Música além da pauta: a educação musical em diálogo com diferentes saberes.

IMG_20150413_131134471

13/04, segunda-feira

Abertura – apresentação artística do Pibid Música

Ajudei um pouquinho no credenciamento, até o pessoal do Pibid se reunir para ensaiar, pois dessa vez nós fizemos a abertura do encontro! Foi muito legal e divertido! Levamos um pouquinho da cultura popular, saindo do auditório fizemos uma ciranda com todos os participantes, para começar o encontro com muita empolgação. Dá para ver neste vídeo a nossa entrada no auditório:


https://youtu.be/747nmKUCnCA?t=2m13s

Mesa 1: Educação musical e interdisciplinaridade na escola

Depois do coffee break – ou cafézinho – tivemos a mesa 1, muito interessante, sobre a temática do nosso encontro. Foi com as professoras Sonia Albano e Maria Ines Petrucci.

Comunicações orais

Este ano infelizmente muitos dos autores de comunicação faltaram, o que é chato, pois as pessoas queriam ver as apresentações, ficaram esperando para ver se chegavam etc. Os autores podiam pelo menos avisar. :(

Eu apresentei dois trabalhos este ano: Os blogs como ferramenta para a educação musical e Flauta doce e musicalização no Pibid Unicamp, esse segundo em parceria com o Matheus Barros. Depois vou disponibilizar aqui o material desses trabalhos. É sempre bem legal poder expor o resultado do nosso trabalho e depois ter uma troca com o público, respondendo perguntas. #amomuitotudoisso

11034256_938977649470116_6784426403751694531_n
apresentando com o Matheus. Foto da Nany, obrigada!

Apresentação de vídeos

Fizemos uma apresentação de alguns vídeos de propostas e atividades pedagógicas, com o intuito de compartilhar experiências dos nossos participantes e trazer inspiração a todos. Acho que foi muito legal. Apresentei o vídeo das aulas de musicalização do Centro Musical Manoel José Gomes, que nosso coordenador Rafa Kashima fez – ele não pôde apresentar porque estava na escola naquele momento.

11072857_938977529470128_413553131133884913_n
apresentando vídeo. Outra foto da Nany, obrigada!

Apresentação artística – Proseanduo

Para encerrar o primeiro dia, tivemos uma apresentação artística do Proseanduo: Ísis Urquisa e Rudá. Foi lindo!

DSC_0080

14/04, terça-feira

Oficina da profa. Melina Sanchez

Teve uma pequena crise nessa oficina porque estava faltando um cabo de ipod, mas felizmente o Rodrigo é um rapaz precavido e solucionou o problema. Foi uma oficina muito dinâmica e me deu várias ideias para trabalhar o movimento e a dança em sala de aula – coisa que, infelizmente, temos feito cada vez menos. Já coloquei em prática e foi super legal.

DSC_0168
adoro esta foto

Oficina da profa. Lúcia Figueiredo

Foi uma oficina mais teórica, muito construtiva para mim pois ela abordou ideias para estruturar as aulas de música usando um pouco da pedagogia de projeto, que é um tema que tem me interessado ultimamente.

DSC_0208

Mesa 2: Práticas interdisciplinares em educação musical

Foi com as professoras Cecília Cavalieri e Jéssika Makino. Infelizmente não pude ver a mesa 2, pois fui dar uma aula. :( Queria muito ter visto, gosto bastante da profa. Jéssica, vou checar se tem gravação do auditório. Depois da aula, voltei e fui com o Matheus buscar os taikos para a apresentação – descobri que a sede dos taikos fica mais ou menos perto da minha casa!

DSC_0273

Apresentação artística – Taiko

Wow! Apresentação sensacional e inspiradora! Quero muito tocar taiko!!! Estou considerando muito arranjar meus horários paraa poder ir aos ensaios do grupo, que está aberto para novos membros. Eles foram super acolhedores conosco (com o público), pudemos subir no palco, olhar os taikos e até tocar!!

DSC_0351

15/04, quarta-feira

Grupos de trabalho

Fiquei no grupo de trabalho da professora Lucilene, sobre cultura da infância. Num primeiro momento, ela fez uma exposição sobre a experiência e as observações dela. Depois pudemos discutir e conversar sobre o que pensamos. Fiz uma síntese, depois vou compartilhar aqui!

Mesa 3: Diálogo entre as linguagens artísticas: possibilidades educacionais

Uma mesa com três professores de cursos com licenciatura do Instituto de Artes: prof. Edson Pfuzenreutter (artes visuais), profas. Marisa Lambert (dança) e Adriana Mendes (música). Uma visão muito legal sobre a interdisciplinaridade e uma reflexão sobre como, mesmo estando no mesmo prédio (no caso das artes visuais, a dança infelizmente fica distante de nós), às vezes sabemos tão pouco sobre o que nossos colegas estão fazendo!

Oficina da profa. Lucilene Silva

Gente. Eu sou completamente apaixonada pelo trabalho da Lucilene desde que a conheci no curso da AbraOrff em 2013. Ela é uma pessoa fantástica, todo esse resgate da cultura e do folclore da infância são de uma importância gigantesca. A oficina dela não é pra ficar falando ou pensando, é pra fazer. Essa prática é temperado com dicas e relatos de como ela aplica as atividades em sala de aula. Enfim, não dá pra descrever com palavras, tem que fazer! Minha dica é: se tiver oportunidade de fazer uma oficina com a Lucilene, faça. Sempre.

Aliás, cabe dizer também que a Lucilene foi completamente prestativa e deu a maior força na organização do EEMU, além de ajudar em diversos momentos ela também se responsabilizou por circular pelo evento e tirar as fotos. Excetuando as duas fotos que a Nany tirou de mim (e esta abaixo, né), todas as outras foram tiradas por ela!

DSC_0438

Apresentação artística: coral Canarinhos da Terra

O coral se divide em três grupos de acordo com a faixa etária: Coralito, Alegretto e Jovens Cantores. Cada grupo se apresentou. Foi muito lindo e o auditório ficou completamente lotado com os familiares!

DSC_0448

DSC_0489

DSC_0586

16/04, quinta-feira

Grupos de trabalho

Todos sempre achavam um dia só para o GT muito pouco, então este ano experimentamos fazer em dois dias e com certeza rendeu muito mais. Depois de mais um pouco de conversa, fizemos o fechamento e fomos para o auditório, para que os GTs fizessem uma breve apresentação do que foi discutido.

Conversa aberta com profa. Cecília Cavalieri

A professora Cecília foi muito simpática e respondeu diversos questionamentos do público.

Oficina da profa. Cecília Cavalieri

A professora mostrou algumas atividades e deu sugestões de várias formas para trabalhar a música em sala de aula.

Encerramento

No encerramento tivemos o tão esperado sorteio de brindes e uma atividade de cada uma das oficinas desse dia, da profa. Lucilene e da profa. Cecília. Tava todo mundo muito cansado, então a gente nem pensou em tirar uma foto dos brindes e dos ganhadores, nem uma foto de todos reunidos no final, é uma pena :(

De qualquer forma fica o agradecimento a todos que participaram e ficaram até o fim e aos nossos expositores que gentilmente cederam os brindes, que deixaram muitas pessoas felizes.

A gente se vê ano que vem! :)

IMG_20150416_193744012
Eu, a professora Lucilene e o livro dela

Posts relacionados:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *