Oi! Hoje vou falar sobre esse livro excelente da Viviane Louro, que é uma referência da educação musical especial.
O livro é muito completo – claro que é impossível esgotar um assunto, mas ele cobre tudo que é importante saber a princípio. Tem um panorama do histórico da pessoa com defiência no Brasil (você sabia que 25% da população brasileira tem alguma deficiência?), um olhar sobre a legislazação, como a família pode lidar com a criança deficiente e as consequências que isso traz…
Tem uma ficha inicial do aluno muito útil, que nós adotamos nas oficinas de musicalização, além de uma ficha de acompanhamento.
A seguir são abordadas várias deficiências, com uma descrição, algumas características específicas de cada uma e sugestões de adaptações para atividades musicais. Uma curiosidade: foi graças a esse livro que eu descobri o nome da minha deficiência visual! Estava lendo quando a descrição da ambliopia me soou familiar, ainda mais quando li na sequência que muitas vezes ela vem junto com o estrabismo! (estrábica eu sou, por isso não consigo enxergar 3D) Sei que tenho um “olho preguiçoso”, como minha oftalmologista dizia (ela disse com essas palavras que meu olho esquerdo é “só enfeite”), mas não sabia que tinha um nome certo pra isso. Vivendo e aprendendo!
As deficiências abordadas estão divididas em quatro tipos: decifiência cognitiva, surdez, deficiência física e deficiência visual.
Além de muitas sugestões de atividades, também há uma lista de sites para pesquisas complementares, uma lista de filmes (quero ver todos!) e uma vasta bibliografia.
A Viviane tem uma enorme experiência prática e teórica, além de contar com a ajuda de vários colaboradores e especialistas. Esse livro é recomendadíssimo para todos os educadores musicais, pois quem já não trabalha com alunos deficientes certamente encontrará casos mais cedo ou mais tarde, já que – felizmente!! – a inclusão é cada vez mais comum no ambiente escolar.
Que a música seja para todos! :)
Detalhes do livro no skoob.
Até a próxima!