Diário: VII Encontro de Educação Musical da Unicamp

Oi! Mantendo a tradição, escrevo aqui pela terceira vez o meu diário sobre o Encontro de Educação Musical, este ano em sua sétima edição! Desta vez acabei demorando bastante pra conseguir tempo pra escrever… e também tem uma diferença, desde o último encontro estou oficialmente na organização! :)

Posts anteriores:
V EEMU
VI EEMU

2014-04-23 08.23.53

Pré-EEMU

Assim, desde o segundo semestre do ano passado participei ativamente do planejamento, mais especificamente ficando na área de comunicação (facebook, email) e planejamento do novo site. Site que, infelizmente, não ficou pronto a tempo. E o site antigo não suportou a demanda, por isso assumi a função de controlar as inscrições por email e vagas em oficina, com a ajuda de outros membros da organização. Várias pessoas ajudaram a enviar os emails de confirmação de participação em oficina e a Isa fez o milagre de transformar minhas listas bagunçadas na lista super eficiente do credenciamento. Foi uma loucura, não recomendo, mas no final deu tudo certo!

Terça-feira, 22 de abril

No primeiro dia do encontro cheguei logo às 7hs pra terminar de montar os kits para os inscritos. Desvantagens de fazer um encontro depois de um feriado, não tem como fazer um dia antes.

2014-04-16 18.29.16

O credenciamento começou pontualmente às 8hs e fui cuidar de pequenas atividades. Mesmo assim começamos o encontro com atraso, o que infelizmente parece ser inevitável. :(

Após a abertura do encontro, tivemos uma excelente e muito elogiada apresentação artística com a Camerata de Violões de Campinas, formada por alunos do bacharelado e licenciatura da Unicamp!

Depois disso seguimos para a primeira mesa, com a profa. Iveta M. B. A. Fernandes e a profa. Marisol Ponte-Greenberg, com o título que é nosso tema este ano: Música na escola: um mundo de possibilidades.

A profa. Iveta fez uma fala muito poética e compartilhou um pouco das atividades feitas por alunos de licenciatura da Unesp, voltadas para o ensino fundamental. Foi muito interessante ver o levantamento de dados obtido a partir da aplicação de um questionário em uma escola pública! Já a profa. Marisol contou um pouco sobre como é a educação musical nas escolas dos Estados Unidos e é interessante comparar as semelhanças e diferenças.

Logo após o almoço, começaram as comunicações orais, divididas em três salas. Este ano ao invés de ficar pulando de sala em sala, fiquei coordenando uma sala e também apresentei um trabalho! Meu tema foi: O Pibid como forma de levar a música à escola e a escolha de um conteúdo que desperte o interesse dos alunos. Foi bom porque tivemos muitos trabalhos sobre o Pibid, então aconteceu uma troca de experiências entre os projetos de diferentes universidades! Tive algumas ideias muito legais graças a isso! :)

Ao fim de uma tarde de comunicações orais, tivemos pela primeira vez a apresentação de vídeos, pensada para ser mais informal, apenas um jeito de compartilhar um pouco do trabalho dos participantes. Não sei se por causa da pouca divulgação ou do horário, mas… ela não fez muito sucesso, não. :( Azar de quem não viu o vídeo super legal do Pibid Música Unicamp. =p

Quarta-feira, 22 de abril

No segundo dia do EEMU, mantivemos o credenciamento para quem não pôde vir no primeiro dia. Fazemos oficinas “cruzadas” para que todos possam fazer ambas. Ou seja, havia a oficina da Marisol Ponte-Greenberg e da Enny Parejo de manhã e à tarde. Quem fez a da Marisol de manhã fez a da Enny à tarde e vice-versa.

Fiquei na oficina da Enny durante a manhã. Foi uma oficina muito boa, com várias ideias para a educação musical infantil. Por exemplo, ela falou sobre a importância da respiração e yoga no início da aula, com atividades muito lúdicas. Tem um livro de yoga em sala de aula que ela mostrou e que parece muito interessante!

Já na oficina da Marisol, ela passou uma lista de sites que podem ser usados em sala de aula. São vários tipos de jogos e sites para ensinar o conteúdo de forma divertida. Juntei os que consegui anotar e postei aqui. Eles estão em inglês, mas dá para adaptar e se inspirar. Além disso, ela também falou como é seu trabalho nos Estados Unidos e fez uma parte prática com algumas músicas e brincadeiras. Toquei flauta doce! :D

DSCN3299
foto que a Nany enviou

O segundo dia foi basicamente assim… tirando toda a correria dos rolos e rolês da organização! Carregar instrumentos pra cá e pra lá… A ida até a Faculdade de Educação, onde foi a oficina da profa. Marisol, que é distante do Instituto de Artes… Um professor que falou que ia usar a sala mas na verdade tinha se confundido…… e isso causou um atraso. A sala também era pequena e a lousa digital, que foi o propósito da oficina ser lá, era incompatível com os programas que a profa. Marisol usa. Foi mal pelos transtornos, gente!

Quinta-feira, 23 de abril

O terceiro dia teve mais atividades! Começou com grupos de trabalho logo cedinho. Tinha três, todos com temáticas excelentes: Utilização de recursos tecnológicos para a Educação Musical, Composição musical na escola: confiança e escuta, A inclusão na educação musical. Foi difícil escolher um para participar, principalmente porque inclusão e tecnologia são duas áreas de grande interesse para mim! Por fim, escolhi o tema de inclusão, sob coordenação do prof. Vilson Zattera, e acredito que foi muito proveitoso para todos os participantes! Acho que depois vou compartilhar aqui as minhas anotações.

2014-04-24 10.10.12
eu com o prof. Vilson

Depois dos grupos de trabalho, estava prevista meia hora sem atividades, porque o coral da segunda apresentação artística estava marcado para 10:30, mas as aulas da Unicamp têm duas horas de duração. Estávamos usando duas salas que têm aula às 10hs e achamos que não valia a pena pedir para os professores cederem as salas por causa de meia hora. Por isso, ao invés de começar os GTs às 9hs, adiantamos para começar 8:30.

No fim o Coral da Gente, do Instituto Baccarelli acabou atrasando um pouco pois pegou muito trânsito, mas a espera certamente valeu a pena. Foi uma apresentação lindíssima e muito inspiradora para todos que trabalham com coral!

Após o coral, tivemos um workshop com a profa. Marisol, que foi muito prático e dinâmico. Ela teve a preocupação de passar músicas que não foram trabalhadas durante a oficina, ou seja, todos os participantes puderam levar um vasto repertório!

Depois do almoço, aconteceu o fechamento dos grupos de trabalho. É um espaço para que os grupos possam compartilhar um pouco do que foi discutido com os outros participantes, de modo que todos saibam o que aconteceu em cada gupo.

Em seguida, tivemos nossa segunda mesa redonda: “Formação e atuação do docente em música“, com as professoras Ilza Z. L. Jolye e Isamara A. Carvalho. Elas falaram sobre temas que me interessam bastante, educação a distância e Pibid. Foi muito interessante descobrir mais sobre o curso EAD da Ufscar e o Pibid de lá!

Sexta-feira, 24 de abril

Último dia! Dia de duas oficinas muito intensas: com a profa. Vasti Atique e o prof. Uirá Kuhlmann. Fiquei na oficina da profa. Vasti pela manhã. Foi uma oficina de canto coral, mas além da parte prática ela também falou sobre algumas dinâmicas que faz no aquecimento e como ensina notação musical. Foi muito enriquecedor. A parte prática, então, nem se fala. São músicas muito envolventes!

À tarde, participei da oficina do prof. Uirá. E wow. Fantástica! As ideias dele para usar bambolês e boomwhackers em sala de aula são incríveis. Gostaria muito de fazer isso, vou juntar um dinheirinho dinheirão dinheiro pra comprar um kit de bambolês e outro de boomwhackers! O de boomwhackers primeiro, porque tenho certeza de que as crianças vão curtir tocar tanto quanto eu curti. :D

2014-04-25 15.52.11
uma foto minha

1238750_10201656228796828_7622303439705327233_n

10262063_10201661491848401_3694041533762357952_n
e fotos do próprio Uirá

Para terminar, entrega de certificados e encerramento. No encerramento cada oficineiro repassou alguma atividade que trabalhou, com exceção da profa. Enny que ficou conosco apenas na quarta. Tenho algumas fotos que o Rodrigo tirou, mas apenas da atividade com boomwhackers.

10255921_633954126684363_7121876874832572298_n

10171119_633954233351019_9222836232189411474_n

Depois tivemos o grande sorteio de brindes! Aeeee! Nossos expositores (e uma participante também, a Patrícia Gatti) doaram alguns mimos para sortearmos entre os participantes! Aí o Uirá decidiu sortear um kit de boomwhackers também! O que eu mais queria era o livro Lenga la lenga que o Rivelino deixou. Eu peguei uma caixinha do Empório Musical para colocar os papeizinhos, chacoalhei e a profa Adriana retirou. Na hora do Lena la lenga, eu olhei pra cima torcendo, a Isa perguntou “Patty, você quer o livro?” Eu disse que sim e o papel que saiu…. foi meu nome!!!! Deve ter parecido muita marmelada, mas fiquei tão feliz que deve ter sido até micoso eu pulando em cima do palco :’D Sério, primeira vez que ganho alguma coisa num sorteio!

2014-04-25 19.19.37
todos os brindes

Inclusive deve ter mesmo parecido marmelada porque boa parte da organização e oficineiros ganhou os brindes, hahahaha! Acho que a Adriana estava com uma aura na hora de retirar os papeis! (já que até ela ganhou!)

1982102_10201661492608420_3036475022522326435_n
ganhadores de brindes

Depois do encerramento… Ir pra casa? Não! Arrumar algumas coisas e happy hour da comissão organizadora! \o/

Expositores

Depois de falar do sorteio de brindes, espacinho pra divulgação dos nossos expositores!

Empório Musical: Mil e um objetos com temática musical: chaveiros, canecas, prendedores, colares, porta-lápis, régua, lápis etc etc… Dá vontade de comprar tudo! Entre no site!

Rivelino: Nosso livreiro! Livros dos mais variados assuntos! E se ele não tiver algum, você pode encomendar! Também dá vontade de comprar tudo, né?! Ele não tem site, mas você pode enviar email para: rivacoxa@ig.com.br

MT Instrumentos: Instrumentos musicais artesanais feitos com o maior capricho! Você já sabe o que vou dizer: dá vontade de comprar… tudo! E estou lentamente fazendo isso, cada vez que o encontro compro algum instrumento novo. Confira o site!

Os expositores ficaram lá a semana inteira, ou seja: fiquei completamente falida, hahhaha. Um dia eu comprava em um, outro dia voltava e comprava em outro… Eis minhas compras:

Comprei uma nova caneca do Empório porque a minha caiu e rachou :( Mas eu consegui colar os cacos com super bonder (!!!) e estou usando como porta-lápis. Comprei também dois prendedores para enfim poder estudar piano com o ventilador ligado e não morrer de calor no verão. Comprei o livro Brincadeiras cantadas de cá e de lá porque músicas de diversos lugares são sempre úteis e no dia seguinte encontrei o Divertimentos, da Laura Longo, que queria faz tempo. Comprei o último exemplar, o que deixou o Matheus revoltado =p E também comprei um bloco e o agogô de madeira que fiquei querendo quando vi no Orff.

2014-05-16 22.40.36

Pós Eemu

Discutimos um pouco como foi o encontro e estamos analisando todo o feedback deixado nos questionários. No momento estamos envolvidos com uma ajuda na realização do Simcam, que será na última semana do mês. Mas depois já voltamos a tratar do Eemu: fazer o fechamento deste ano e já começar a planejar o próximo. A comissão organizadora não para! ;)

10259824_633954760017633_227700625838381528_n
Comissão Organizadora: Larissa, Gerson, Matheus, Isadora, Patricia, Adriano, Joseane e profa. Adriana
Faltaram na foto: Débora, Taiane e Thiago

Acompanhe-nos no grupo do facebook para ver as últimas novidades sobre o EEMU e outros eventos relacionados a educação musical! (Semana que vem tem a semana de música da Unimep, hein?) Em breve (espero!!!) teremos o site novo E FUNCIONAL do EEMU no ar também, aí eu divulgo!

Até a próxima!

2014-04-19 15.03.32
membro secreto da organização

Posts relacionados:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *