Sites e jogos educativos para usar com os alunos

Oi! No VII Encontro de Educação Musical da Unicamp, a profa. Marisol mostrou em sua oficina alguns sites que podem ser usados para trabalhar conteúdos diversos com os alunos de forma divertida. Vocês sabem que eu sou uma entusiasta da tecnologia na educação, então adorei as ideias! Vou colocar aqui uma lista de sites. Estão em inglês, mas é só adaptar ou se inspirar.

Sites que a profa. Marisol passou (em inglês)

The young person’s guide to the orchestra: Um site do Carnegie Hall, que através de uma historinha interativa apresenta os instrumentos da orquestra.

New York Philharmonic Kids: Tem muitos joguinhos! Por exemplo, jogo da memória de compositores e instrumentos, um jogo de imitação percussiva, palavras cruzadas…

DSO Kids: Tem um jogo de baseball do Beethoven!!!! Mas não é tão divertido quanto parece, é um jogo de perguntas e respostas, com perguntas de história da música não muito simples. Tem outros jogos também.

SFS Kids: Tem um jogo de pegar estrelas ao som (e ritmo) de uma música, amei, tem uma grande lista de músicas! Só é demorado pra carregar. Também tem um jogo pra conduzir uma música, muito legal, você mexe o mouse no “formato” da regência! E uma outra seção permite fazer suas próprias composições!

Whack-a-note: Um excelente jogo para exercitar leitura musical! Vão aparecendo cartelinhas com notas escritas no pentagrama e você só pode clicar em determinada nota!

Creating music: Esse site tem o playing com Beethoven, que eu honestamente não entendi a finalidade, e o Playing with scales. Basicamente é uma escala e você aperta as teclas correspondentes aos graus no teclado para ouvir. Não achei tão interessante.

Hansel and Gretel: learning about opera: Um dos meus preferidos! É uma ópera interativa para as crianças, a história já está construida mas as crianças podem mexer no figurino, coreografia, cenário e muitos outros detalhes.

Every Good Boy Does Fine: Uma música que gruda na cabeça. É um mnemônico para as notas nas linhas do pentagrama: E G B D F.

FACE: Da mesma forma, complementando a música anterior, tem a FACE: F A C E, que são as notas no espaço.

Whacky do re mi: Agora um mais próximo da nossa realidade (não usamos as letras representando os nomes das notas), um vídeo para ajudar no solfejo com manossolfa (os gestos do Kodaly)!

Quarter note: Não vejo como adaptar esse vídeo, mas já deu pra virar fã do ratinho. (só não é melhor que o ratinho do banho do castelo ra-tim-bum)

Crescendo/decrescendo: Esse sim dá pra usar! Tem as diferenças entre crescendo e decrescendo.

Presto/largo: Vídeo “irmão” do acima, a mesma ideia mas mostrando a diferença entre presto e largo. Dá pra fazer até uma atividade prática em roda, inclusive a Nany me mandou uma foto em que nós duas aparecemos fazendo isso, hahaha.

Interactive Recorder Fingering Chart: Tem uma flauta doce, uma pauta e um tecladinho. Você passa o mouse pelas teclas e ele mostra na flauta os buracos que devem estar tampados. Vou até usar porque preciso aprender os sustenidos. :) PS: Ele mostra o dedilhado da flauta barroca.

Visual Keyboard: É um teclado que pode ser tocado pelo teclado do computador. Só é um pouco confuso porque tem as letras nas teclas representando as notas, mas você toca com o teclado a partir da fileira ASDFG. As teclas pretas estão na fileira acima, respeitando a distância das teclas. Dá pra trocar de timbre e fazer várias outras coisas.

Music Tech Teacher: Tem uma lista enorme de jogos, não vi todos ainda mas achei este muito engraçado! Viva o Mighty Music Man, melhor heroi! \o/ Tem alguns de clicar na nota certa no teclado, quizz sobre compositores, jazz etc.

Big Ears: Um site para treinar a percepção musical!

Monkey See: É um site pra olhar e aprender por imitação, que nem os macaquinhos fazem. Tem muitos tutoriais musicais lá, é só fuçar. O que eu coloquei no link é um tutorial de flauta doce.

KIDiddles Song Lyrics: Site com letras de muuuuuitas músicas infantis! Quem dá aula de inglês vai adorar…

Early Bird Singers: Você clica nos pássaros e eles cantam uma nota. Não dá pra fazer muita coisa, mas é colorido e feliz.

Music with ease: O visual dele não é muito atraente, mas tem muitas informações sobre compositores. No fim da página tem jogos, que são na maioria caça-palavras.

Quackin Rhythms: Muito legal!!! Tem patinhos que vão passando com notas e pausas e você precisa pressionar a barra de espaço no tempo de duração das notas (pausas, não).

Science of Music: Um site mais sério, tem muitas questões, vídeos, curiosidades e explicações sobre música.

Outros sites

Agora alguns que conheço em português.

Castelo Musical: O Sandro Mota compartilhou com a gente no grupo do Encontro de Educação Musical! É um software educativo, gratuito.

2048 de figuras musicais: Um jogo no estilo do 2048, em que você tem que juntar figuras iguais para formar outra figura. (é mais difícil de explicar do que de jogar) Fui eu que fiz para ajudar meus alunos a entenderem a relação de proporção das figuras musicais! :) Se ajudou não sei, mas muitos amigos meus viciaram! =p

Música e movimento: Vale também linkar o blog/site do Uirá, pro pessoal que fez oficina com ele e quer conhecer mais! ;)

Quem tiver mais links é só passar que eu incluo! ( ̄▽ ̄)ノ

Posts relacionados:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *