2048 de figuras musicais

Olá! É muito provável que você já tenha esbarrado no jogo 2048, criado por Gabriele Cirulli, que virou febre na internet e nos smartphones nas últimas semanas. Se não, clique aqui para ver o jogo original.

Depois foram surgindo várias versões, das mais criativas possíveis. Por exemplo, 2048 do doge, 2048 do Gugu, 2048 do AKB48 (!!!), 2048 de pokemon (esse foi meu amigo Kiss que fez!).

O jogo funciona assim: você usa as setas do teclado para mover os quadradinhos. Quando dois números (ou imagens) iguais se tocam, eles viram uma próxima imagem. No total são 11 imagens, o objetivo é juntar as imagens iguais até chegar até a 11ª.

O jogo se chama 2048 porque o original vai dobrando os valores: 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, 1024, 2048. A última figura, o objetivo do jogo, é o 2048.

Aí tive uma ideia! Estou ensinando a duração das figuras musicais para uma turma de teoria musical e pensei em fazer um jogo para ajuda-los! :D Começando da menor figura e dobrando o valor até chegar na maior possível! Curiosamente tem exatamente 11 figuras musicais, contando com aquelas que não são mais usadas e nem o Osvaldo Lacerda cita.

Ou seja: duas quartifusas juntas têm a mesma duração (*) de uma semifusa. Duas semifusas juntas têm a mesma duração de uma fusa. Duas fusas juntas têm a mesma duração de uma semicolcheia. E assim por diante!

(*) Muita gente fala “têm o mesmo valor”, mas o prof Iramar do curso de rítmica Dalcroze disse que isso não é correto, porque não é valor. Você não pode dizer que duas colcheias valem uma semínima porque são coisas diferentes. É só semântica, mas acho que prefiro mesmo falar que têm a mesma duração. Porque é pra isso que as figuras musicais servem, pra determinar (“medir”) a duração do som.

Clique aqui para jogar!!

Espero que gostem do jogo! Vou deixar um link pra ele no topo do blog. :)

Agradeço ao Bonela que me mandou o link do site que tem a ferramenta pra criar o jogo (você pode criar sua própria versão!) e ao Marcelo que me deu uma força pra pegar o código pra colocar no blog! Valeu, gente!

Posts relacionados:


5 Responses to 2048 de figuras musicais

  1. Na verdade, como notação musical é uma convenção e não uma ciência exata, não tem limites pro quanto pode se dividir uma nota musical.

    Pra durações mais longas não faz muito sentido, mas pra subdivisões há composições com notas de duração igual a 1/256 (metade da quartifusa), até 1/2048 (apesar de que nesse caso é mais provável que seja um erro de edição). Legal ressaltar que a partir de um certo ponto, subdivisões extremas começam a fazer pouco sentido (li um dia desses que com colcheia = 20 BPM, uma nota 1/1024 duraria aprox. 12 ms).

    Sobre duração das notas, a melhor explicação que vi é que representa um valor. Mas um valor relativo (como é o caso de moedas) e não valor absoluto.

  2. Eu acharia tão legal se uma profa. fizesse isso hahaha mas ainda não entendo de música pra saber como funciona, mas um dia chego lá e uso seu jogo hehehw

  3. Oi Patrícia! primeiramente, lindo seu blog! tantas informações bacanas. Achei o seu blog pesquisando no Google sobre o vestibular da Unicamp. Me ajudou bastante, mas percebi que você prestou Ed Musical. Eu estou interessada em prestar popular (voz), você tem informações de como é a prova? Deve ser bem difícil, só tem duas vagas =/ . Desde já te agradeço e peço desculpas por estar comentando em um post que não diz respeito a isso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *