O Dó maior do ENEM

Particularmente, acho o ENEM uma prova ridícula. Fiz quando estava no terceiro colegial por causa da pressão do colégio e depois nunca mais. Quando prestei vestibular pra Música, preferi não fazer porque achei que estudar pra prova de aptidão seria um melhor aproveitamento do meu tempo.

Todo ano é um show de horrores: gente perdendo a prova, gente postando a prova no instagram, prova roubada e cancelada… Enfim, eu já não era uma fã do ENEM e depois de uma questão da prova de ontem, sou menos ainda.

Fiquei sabendo quando o Yarto comentou, logo depois de sair da prova. Não demorou muito pra isso se espalhar e vários dos meus amigos músicos compartilharem no facebook.

A questão é a seguinte:

Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento em música consegue perceber o erro dessa questão. O erro está em um parênteses! O Dó da oitava acima ao Dó central não é chamado de Dó maior! Dó maior é um acorde; acordes são várias notas tocadas simultaneamente! Ou também pode ser a escala maior de Dó, mas não uma nota sozinha!


Tríades de Dó Maior com o Dó central e o Dó da oitava acima, que não é chamado de Dó Maior


Escala de Dó Maior

O Dó central tem essa denominação porque fica no centro do teclado, com três oitavas acima e três oitavas abaixo. Os outros Dós não têm nome, o que existe é uma numeração a partir da cifra de cada nota (C é o dó). O dó central é o C4, abaixo dele tem o C3, acima tem o C5 e assim por diante.

Parece que é só um detalhe bobo, mas teve gente que se confundiu e achou que era pegadinha. E mesmo que seja só um detalhe, que não altera a questão, é muito feio um erro desses em um exame nacional! Dó maior é o que eu sinto diante dessa ignorância musical!

(ノº□º)ノ ┻━┻

Posts relacionados:


2 Responses to O Dó maior do ENEM

  1. Para piorar, os trechos de forma de onda mostrados mal contemplam 2 períodos da nota mais grave (à esquerda), de sorte que não fica suficientemente evidente sua periodicidade. Tsc, tsc…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *