Livro: Planejamento em educação musical

Olá! Eu precisava fazer o planejamento formal das minhas aulas, então que livro melhor pra me ajudar do que o Planejamento em educação musical, do professor Sérgio de Vasconcellos Corrêa?

2013-10-02 10.51.24
não tirei foto da capa porque o livro foi restaurado com capa dura

É um livro antigo (a edição que tem na biblioteca é de 1971, pela Ricordi; não sei se há uma edição mais recente), mas super atual. Ele tem uma parte teórica sobre o conteúdo a ser estudado, a importância de planejar, os objetivos da educação musical e avaliação. Depois mostra na prática um extenso planejamento de aulas.

Não tenho muito o que falar sobre o livro – ele fala por si só. Então, vou colocar aqui os objetivos formativos da educação musical. Os informativos, mais específicos, estão no livro, na sequência.

“Objetivos formativos
a) Desenvolver o prazer estético pela música
b) Desenvolver a capacidade de auto-realização sem cercear ou limitar seus meios de comunicação
c) Favorecer e estimular a criatividade
d) Criar hábitos de participação em atividades e práticas musicais
e) Favorecer o desenvolvimento do senso rítmico
f) Favorecer o desenvolvimento da sensibilidade auditiva
g) Formar atitudes de crítica e auto-crítica racionalmente fundamentadas
h) Favorecer e estimular a sociabilidade
i) Aproveitar as horas de lazer”

2013-10-02 10.51.36

Gostaria apenas de colocar uma citação, com a qual concordo muitíssimo:

“A inadequação das técnicas pedagógicas é na grande maioria dos casos a responsável direta pelo insucesso de muitos planejamentos. O simples fato de apresentar um conteúdo qualquer, de maneira contrária à aspiração do educando pode levar a esse fracasso. É perfeitamente compreensível que um jovem, exposto à exagerada divulgação da música popular comecial, tenha seu interesse musical sintonizado com ela. Não se deve ver mal algum no fato de o estudo analítico das obras musicais ser iniciado pelas canções em moda, para só depois focalizar a música dos grandes mestres.”

Aliás, dando uma procurada pelo livro no google, descobri que o autor tem um blog! :D Depois preciso fazer um post com blogs de educação musical.

Por hoje é só. Até a próxima!

2013-10-02 10.51.50


2 Responses to Livro: Planejamento em educação musical

  1. Prezada Professora Patrícia Kawaguchi,
    Lí, envaidecido, as suas reflexões sobre o meu livro "Planejamento em Educação Musical", Fico feliz pode haver gostado dele. Aproveito para informar que acabei de fazer uma revisão e ampliação do mesmo, mas infelizmente, não encontro um editor interessado no assunto. A nova Lei que trouxe a música de volta às escolas é tão difusa e destituída de objetivos específicos que, acredito, não está animando os editores a investir em trabalhos mais sérios. Bem, isto é a educação brasileira. O que fazer? Se quiser entrar em contato, o meu E-Mail é <svascon@uol.com.br> SAUDAÇÕES!!!

  2. Prof. Sérgio!! Me sinto muito honrada por receber um comentário seu em meu post!
    Infelizmente ainda será necessário muito esforço para que essa lei saia do papel e se torne, de fato, realidade…
    Mas vamos continuar nos esforçando e construindo!