Livro: Descobrindo a música – ideias para sala de aula

Olá! Adoro fuçar a seção de pedagogia na biblioteca, sempre encontro livros ótimos e muito gostosos de ler! (outro exemplo aqui)

Este livro não é voltado necessariamente para professores de música. As propostas são atividades com música que podem se encaixar em qualquer disciplina. São boas ideias que podem ser adaptadas de várias formas.

Descobrindo a música

O livro se divide em duas partes: Vamos ouvir e Vamos tocar, que são auto-explicativas. Na parte de audição, as atividades sugerem apreciação musical para ver o gosto dos alunos e elaboração de cds, ouvir música ao vivo, conhecer o rádio e conhecer músicas de diferentes culturas mundo afora.

A segunda parte propõe explorar percussão corporal e sons do ambiente, conhecer instrumentos musicais e confeccionar instrumentos de material reciclável. São ideias que me atraem muito! :D

Descobrindo a música

A linguagem do livro é simples e direta, assim como as atividades. Li rapidinho! Vou adaptar algumas coisas e colocar em prática logo, logo! Recomendo bastante.

Aliás, a parte mais complicada de planejar aulas (o que estou fazendo agora) é que… são tantas ideias! Tantas possibilidades! Muitas vezes é necessário escolher um tema pra trabalhar em cima. Reparei que meu planejamento tinha falta de continuidade, eu tenho vontade de fazer uma coisa diferente toda semana, e isso não é legal. Aí tentei focar em cima de alguns temas… Mas estou divagando. É que amanhã é minha primeira aula pra 6ª e 7ª séries e estou um pouquiiinho nervosa. =p

Até mais!

Posts relacionados:


One Response to Livro: Descobrindo a música – ideias para sala de aula

  1. OI meu nome é Cleberson, buscando idéias para trabalhar com os alunos, surgiu uma que é o seguinte: baixe áudio com temas de filmes ex:( missão impossível, a super máquina, shrek, caça-fantasmas etc), divida a turma em dois grupos e não permita que vejam as respostas um dos outros, solte o som e confira quem acertou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *