Video Games Live 2012 com problemas

Eu amo games. Eu amo orquestras. Eu amo orquestras de games. Eu amo especialmente o Video Games Live. Mas já faz uns meses que estou falando que tem alguma coisa estranha este ano. Hoje o VGLbr postou a notícia de que o show em São Paulo precisou mudar de data. Mas vamos fazer uma retrospectiva.

Eu estava estranhando a demora em divulgar as datas, por isso olhava no site americano porque eles colocam antes. Então, em junho eu vi que as datas pra São Paulo e Rio de Janeiro já estavam marcadas e perguntei no twitter e no facebook pra conferir. Eles responderam no facebook (mas apagaram logo depois) e eu escrevi um post sobre isso.

Silêncio total no perfil brasileiro até que no mês passado, julho, começaram a divulgar notícias em blogs de games divulgando as datas. Mas nenhuma notícia sobre a venda de ingressos. (nos anos anteriores, eu comprei os ingressos em junho e em julho já estava com eles em mãos) Tem uma novidade: graças ao sucesso que é o VGL, haveria um segundo show em São Paulo! Talvez; estava anunciado no site americano mas depois o perfil disse que dependia de ter “casa cheia”.

Então hoje, novamente um mês depois, eles dizem que estão passando por uma série de problemas com patrocinadores, dando a entender que talvez nem seja possível ter o VGL aqui (é o que eu entendo de “fazendo o possível para que a turnê venha para o Brasil este ano.”) e que foi necessário mudar a data do show em São Paulo, marcado pros dias 13 e 14, pro dia 21.

Tá, espera um pouco. Ia ter dois shows em São Paulo porque o VGL é um sucesso. Agora de repente estão com problema de patrocinador. Mudaram a data porque não conseguiram reservar o local. Espera aí, como eles divulgam as datas (frisando, mais de uma) sem nem ter o local reservado?? Isso foi uma irresponsabilidade muito grande! Muita gente de outros estados vêm pro show em São Paulo, e reserva passagens e hotéis. Essa é a maior reclamação no facebook. Além disso, havia sido divulgado um show no sábado, que agora foi alterado pra domingo. Isso faz uma diferença gritante pra quem vem de outros estados e mesmo pra quem mora aqui mas estuda ou trabalha logo na segunda-feira de manhã.

E agora que o show em São Paulo foi adiado por forças maiores, por uma feliz coincidência foi marcado um show em Brasília nessa data! Olha só que legal!! :)

Eu não sou hater. O VGL é o evento musical que eu mais esperava todo ano, já escrevi dois reviews sobre ele aqui (review de 2010, review de 2011). É justamente por isso que essa má organização me entristece. Não dá pra fechar os olhos e fingir que tá tudo lindo e maravilhoso, porque não está. Eu não acho que eu esteja errada em querer um mínimo de transparência da organização. Não divulgar datas quando não tá tudo acertado, não fingir que tá tudo bem e ficar só postando notícias aleatórias sobre games.

Problemas acontecem, dá pra entender. O caso não é esse: é a forma como lidam com os problemas. Só um post-desabafo. #chatiadissima

Atualização

Talvez não haja VGL no Rio de Janeiro este ano, porque estão sem patrocínio e preocupados com prejuízo. Mas o público pode ajudar a ter o show em sua cidade! Basta apenas dar 1500 curtidas no facebook que eles começam a venda de ingressos! …é piada, né?

Parece que não. Até o momento, não chegou nem aos 700.

Parabéns à equipe de mídias sociais que se comporta como uma adolescente attention whore!


2 Responses to Video Games Live 2012 com problemas

  1. Que coisa mas mal explicada heim…era só a equipe ser transparente. Primeiro 2 shows em SP…agora estão com problemas para realizar 1 …e ainda marcam outro em Brasília. Olha, acho difícil a casa encher em SP, após seis edições (estamos na sétima já ?) sendo que na minha opinião, o nível do show andou caindo um pouco. Veja só, mas parece que o público em si nem merece saber o que está acontecendo de verdade né…"um bando de nerd otaku virgem que joga víde-game" não precisa de maiores detalhes. Enfim, não morrei se não tiver esse ano, já me emocionei bastante em todas as edições anteriores que fui x)

  2. Não acho difícil a casa encher, não. Tem gente que já foi duas, três vezes e enjoou. Mas sempre tem gente que nunca foi e vai pela primeira vez. Conheço gente que quer (ia?) ir pela primeira vez este ano e gente que foi em todas as edições. E São Paulo normalmente é pra onde o pessoal de outros estados escolhe ir.

    Só concordo que lotar nos dois dias era improvável, o segundo provavelmente seria menos movimentado porque muita gente compraria pro primeiro. Foi o que aconteceu quando o Metallica fez dois shows seguidos. Não ficou vazio mas também não ficou lotado.

    Anyway, a questão é essa: transparência e respeito com o público.