A Moda da Carranquinha… (Heitor Villa-Lobos)

Olá! Nos últimos tempos eu estava pensando sobre como tive pouco tempo pra estudar piano no último semestre e acabava só tocando as peças que estava estudando com meu professor. Com o tempo isso foi me deixando meio chateada. Por isso, resolvi que agora vou dedicar sempre um tempinho a tocar algumas peças mais simples que me deixem feliz. Isso faz uma diferença tão grande no ânimo!

Resolvi começar resgatando minhas primeiras musiquinhas do Villa-Lobos, que são umas das músicas que me deixam mais feliz ao tocar. Então vou gravar (ou regravar) essas e depois pegar algumas novas, já que ganhei de presente de aniversário o livro que tem as cirandinhas, brinquedo de roda, suites infantis e outras peças! ♡

A primeira que escolhi foi justamente a primeira que aprendi, A Moda da Carranquinha. Ela é a número 2 do grupo Brinquedo de Roda. Não conhecia essa cantiga. Tenho um álbum de cantores e atores que gravaram as cantigas de Villa-Lobos com voz, e nesse álbum o nome dela é “A moda das tais anquinhas”. Outro nome possível é “Moda da garranchinha”. É bastante comum essa variação de nome e letra dependendo do lugar. Estou lendo um livro sobre cantigas de roda que é muito interessante :)


Download mp3

Minha franja tá muito estranha nesse vídeo

Até a próxima!

Posts relacionados:


6 Responses to A Moda da Carranquinha… (Heitor Villa-Lobos)

        • Não é o foco do curso. Nós aprendemos obrigatoriamente as matérias de pedagogia e de música (percepção rítmica e melódica, estruturação, harmonia, história). Há uma disciplina básica de instrumento harmônico (teclado) e outra de instrumento de percussão (não sei ainda) porque professores precisam conhecer.
          Eu questionei uma professora sobre o motivo da disciplina Instrumento Complementar ter deixado de ser obrigatória (um ou dois anos atrás era), e ela respondeu que não tem como dar aula pra todo mundo. O intuito dos tempos vagos (já que o curso não tem aula o dia inteiro, todo dia) é permitir que o aluno possa estudar instrumento fora da faculdade.

  1. Oi Patricia! Como diria o Bial, eu estava dando uma espiadinha e cai neste post. No ano passado, eu decidi retomar meu estudo no piano, não sei se tarde ou não, mas com 33 anos. E para estudar meus professores me passaram, Op 36-1 de Clementi, Op 68 No 5 e 8 de Schumann e A Moda da Carranquinha de Villa-Lobos.
    Vlw pelo post, pena que não posso escutar aki. Estou no trabalho e o link é bloqueado.
    até

    • Oi, Leandro! Nunca é tarde demais!
      Parabéns por voltar aos estudos, infelizmente muitas pessoas param e sempre adiam, deixando a arte em segundo plano no meio da correria do dia-a-dia. É uma pena.
      Continue estudando sempre! Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *