Música não tem idade

Olá! Eu resolvi fazer este post porque sempre vejo muita gente se perguntando se está velho demais pra começar a aprender música.

Um exemplo foi o comentário do rafael00agent no nosso videocast:

Outro exemplo… Certo dia eu ouvi o seguinte comentário referente a um senhor que está aprendendo um instrumento: “O que ele espera fazendo aula de música nessa idade? Heehe”. Esse foi um dos comentários mais estúpidos que eu já ouvi na minha vida. Sério.

Não existe idade pra aprender música. Não existe idade pra aprender coisa alguma. (salvo, sei lá, coisas que tenham limitações físicas, como esportes radicais)

Só fica complicado se você começar a estudar tarde e quiser ser músico profissional. Como disse meu afinador de piano, “o mundo da música é cruel” nesse aspecto. Para passar em um vestibular de bacharelado em instrumento, você precisa ter no mínimo uns bons 10 anos de estudo. (Eu estou tomando como base o piano, ok? Não tenho certeza do nível das peças exigidas para outros instrumentos, mas assumo que não deve ser mais baixo) Dominar um instrumento requer muita dedicação.

Por isso, aprender a tocar um instrumento quando se é criança é muito bom, não vou dizer que não é. Eu comecei com 17 anos e seria muito mais feliz se tivesse começado 10 anos antes. É muito melhor você chegar aos 80 anos com 70 anos de experiência musical do que com 5. Mas isso não quer dizer que você não pode ou não deve aprender quando tiver 75 anos! De minha parte, eu vou continuar aprendendo coisas novas enquanto estiver viva e com condições físicas e mentais para isso. (vou ser uma vovó muito cool, ok 8D) Eu acho lindo ver idosos fazendo cursos. Todos deveriam incentivar seus pais e avós a sempre ter esse interesse por novidades.

Eu disse que dominar um instrumento requer dedicação, mas é totalmente aceitável se você quiser tocar apenas por diversão, apenas pra relaxar. Não tem problema você não querer ser um virtuoso. Porque essa é outra desculpa que as pessoas usam pra não aprender: falta de tempo. Nada disso! Não importa se você pode tocar 8 horas por dia ou 2 horinhas no fim de semana. Se você quer aprender, vá à luta!

Então, você aí que tem uns 35 anos, vive numa família amusical e foi procurar no google a melhor idade para seus filhos aprenderem música e caiu nesta página… Que tal você também começar as aulas, hein? E aproveitar e arrastar seus pais junto? Uma família inteira aprendendo o mesmo instrumento ou instrumentos diferentes. Tem coisa mais linda?

Meu ponto é: não importa se você tem 8, 28 ou 78 anos. Se você quer estudar algo, estude. Talvez as pessoas façam comentários imbecis pelas suas costas? Talvez. Tem muita gente de espírito pobre neste mundo. Mas esses comentários não merecem a menor consideração. Nunca deixe alguém te dizer o que você pode ou não pode fazer. Aprender, estudar, ter interesse, fazer as coisas com paixão: isso tudo é viver. Viva mais. Viva melhor. Viva com mais música. ❤


Cena do vídeo The Piano

Posts relacionados:


7 Responses to Música não tem idade

  1. É realmente besta você, além de não receber iniciativa ou educação musical alguma durante a infância (o que traz graves sequelas para a cultura do nosso país, como a gente pode ver bem no nível das músicas populares, como funk, axé e afins), ainda ter que ouvir esses comentários desmotivadores quando a gente cria um interesse por música – por mais tarde que ele venha.
    Não tem jeito: o negócio é não se deixar levar por esse tipo de pensamento, e sempre correr atrás do que a gente quer. Parece difícil, pode ser um porre aprender, mas é como você disse: sempre tem um tempo, e o aprendizado pode muito bem servir mais como relaxamento do que obrigação :D
    Anyway, acho que seu post será roubado em breve para palestras motivacionais, hein!

  2. Fatasso!

    Sabe o "tipo" de pessoa que faz esse "tipo" de comentário? Aquelas frustradas, acomodadas, preguiçosas e vazias, que não suportam ver outras pessoas tentando coisas novas e indo a luta, vivendo da melhor maneira possível. Tem gente que pra não se sentir tão insignificante tem a necessecidade de colocar os outros pra baixo também, isso é tão patético. Então sempre que alguém me faz algum comentário do genero eu mando a pessoa ir catar coquinho e ir cuidar da vida dela pq tá na hora de eu ir estudar piano =P

  3. Não existe idade mesmo para aprender xD
    Meu pai aprender já adulto a tocar flauta e saxofone, minha mãe fez teoria quando já era mais velha também. Já eu e minhas irmãs aprendemos quando criança a tocar nossos intrumentos e desde cedo temos influencia da música em nossas vidas xD O engraçado é aqui em casa ficar esbarrando no monte de instrumentos: piano elétrico na sala, meu violao e guitarra, um trompete, um violino, flautas, saxofone, violoncelo xD
    Viva a música ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *