#musicmonday 9: Milonga del Angel – Astor Piazzola

E aí pessoal, tudo bem? Minha vez de indicar algo legal pra vocês! A música Milonga del Angel, do Astor Piazzola!

Desde a primeira vez que ouvi essa música simplesmente me encantei, ela é tão apaixonante e tem nuances tão lindas! Eu amo ritmos latinos, sendo o meu preferido o tango (pra quem não sabe, cheguei a fazer aula de dança de salão por um tempo considerável). Quanto ao compositor, conheci-o graças ao meu ex professor de piano e admito que gosto muito do trabalho dele.

Um resuminho pra vocês saberem quem é:

Astor Pantaleón Piazzolla (Mar del Plata, 11 de março de 1921 — Buenos Aires, 4 de julho de 1992), filho dos imigrantes italianos Vicente Piazzolla e Asunta Manetti, foi um bandeonista e compositor argentino. Compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX, estudou harmonia e música erudita com a compositora e diretora de orquestra francesa Nadia Boulanger. Em sua juventude, tocou e realizou arranjos orquestrais para o bandoneonista, compositor e diretor Aníbal Troilo.

Quando começou a fazer inovações no tango, no ritmo, no timbre e na harmonia, foi muito criticado pelos tocadores de tango mais antigos. Ao voltar de Nova Iorque, Piazzolla já mostrava a forte influência do Jazz em sua música, estabelecendo então uma nova linguagem, seguida até hoje.

Piazzola deixou uma discografia invejável, tendo gravado com Gary Burton, Tom Jobim, entre outros músicos que o acompanharam, como o também notável violinista Fernando Suarez Paz.

Ouçam a versão original da Milonga del Angel:


http://www.youtube.com/watch?v=bbdakZjHTys

Vou deixar aqui mais duas versões dessa música!

Uma em piano (quero MUITO a partitura dela, mas não achei em lugar nenhum; se alguém encontrar ou tiver e puder compartilhar comigo, serei eternamente grata!)


http://www.youtube.com/watch?v=t6tWjLCpF4I

E uma no violão:


http://www.youtube.com/watch?v=l7_bpeiIJ2A

Até mais!


Comments are closed.