#musicmonday 2: Toccata and Fugue in D minor – Bach

Olá! No dia 21 de março de 1685 nasceu Johann Sebastian Bach, aquele que é considerado por muitos o maior compositor de todos os tempos. Na verdade, há uma pequena confusão quanto a essa data, por causa da mudança do calendário juliano para o calendário gregoriano. Então, pode ser dia 21 no calendário juliano ou 31 no calendário gregoriano. Mas como dia 21 é a data que está sendo considerada no #bachchat, vamos comemorar neste dia mesmo.

Aí vem uma decisão muito difícil… Qual música indicar aqui no musicmonday, especialmente no dia do aniversário dele? É uma escolha complicada! A minha favorita? Mas tem muitas! A mais popular? Também tem várias!

Uma peça tinha que ser escolhida, então acabei escolhendo a Toccata e fuga em re menor, BWV 565, que provavelmente é a mais conhecida mesmo. A propósito, eu sempre fico sem saber se coloco os títulos em português ou inglês. É que em inglês normalmente é mais fácil de encontrar.

Curiosamente, a atribuição desta peça de órgão a Bach é duvidosa. Naquela época, nem todas as peças eram assinadas por seu compositor, sem falar que muitos manuscritos se perderam, então é complicado saber com certeza a autoria de algumas. Mas como os estudiosos não conseguem provar que ela não é do Bach, vamos continuar considerando que seja.

Então vamos a ela!


http://www.youtube.com/watch?v=ipzR9bhei_o

Versão da BanYa (para ouvir outras músicas eruditas na Pump, clique aqui)

http://www.youtube.com/watch?v=yJSmEOo-CTI

No violão
No piano (esse cara é bem teatral!)
No shamisen
Na flauta
No violino (com orquestra)

Então é isso! E parabéns para o Bach! Por falar nisso, descobri que o nome dele em japonês se escreve バッハ! (Bahha) お誕生日おめでとうございます、 バッハ !! \(^__^)/

Posts relacionados:


3 Responses to #musicmonday 2: Toccata and Fugue in D minor – Bach

  1. Oi, Patricia, tudo bom? Estou fazendo a divulgação da ópera Carmen em 3d, sobre a qual você falou em seu blog. E queria contar que, devido ao sucesso, a Cinemark programou sessões extra da ópera a serem realizadas neste domingo, dia 27, às 17h, em Campinas e outras 11 cidades. Eu gostaria de lhe enviar mais informações. Caso tenha interesse, meu email para contato é luanarocha[arroba]belemcom.com.br. Abcs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *