Codeorgan: Transforme sites em música

Olá! Você já imaginou transformar seu site, blog ou qualquer página de que você mostre e transformar em música? Falando assim parece maluquice, não? Bom, tem cada coisa maluca que as pessoas inventam…

O Codeorgan é um site que analisa o conteúdo da página e o traduz para música, usando um algoritmo para definir a tonalidade, sintetizador e padrão de bateria.

Aqui está o site! Tudo o que você tem a fazer é colocar uma url e pronto! Depois é só ouvir e compartilhar no twitter ou facebook. O único defeito é não ter uma opção para salvar a música.

Quer ver como este blog fica transformado em música? Clique aqui. A escala dele é a pentatônica de Fa menor.

Para quem se interessa por entender o funcionamento, o Codeorgan fez até a gentileza de explicar resumidamente seu algoritmo. Primeiro, ele percorre o código da página e retira todos os caracteres que não estão presentes nas escalas musicais (A até G), e então verifica os caracteres que sobraram para ver qual a nota mais usada. Se o número de vezes em que a nota-caracter foi usada é um número par, então a escala da página será a pentatônica maior daquela nota. Caso contrário, será a pentatônica menor.

A seguir, o algoritmo define qual sintetizador usar baseado no número de caracteres usados na página. Existem 10 sintetizadores, e a escolha é feita com base em uma porcentagem de conteúdo. Por fim, é escolhido um loop de bateria baseado na razão entre o número total de caracteres da página versus aqueles que são notas musicais. Também existem 10 loops diferentes.

Eu imaginaria que a maioria das páginas sempre teriam A como caracter mais usado… O algoritmo deve levar alguma coisa em consideração para evitar que isso aconteça. E só por curiosidade, encontraram um bug: ele não toca páginas que tenham “blank” na url. Desculpem por falar mais de algoritmo que de música neste post. Ainda estou na computação, infelizmente. =(

Vi esse site em um post do Garotas Nerds.

Até a próxima!


2 Responses to Codeorgan: Transforme sites em música

  1. Pingback: Tweets that mention Codeorgan: Transforme sites em música | Nocturne in the Moonlight | Nocturne in the Moonlight -- Topsy.com