Controle o nervosismo antes das apresentações

Olá! =)

Até termos mais prática, sempre bate um nervosismo antes de nos apresentarmos em público, não é? Às vezes até quando vamos tocar pra alguns amigos! Por isso, sempre antes das audições de fim de ano, eu peço umas dicas pro meu professor. Vou postá-las aqui.


Imagem tirada daqui

– Respire fundo e tente manter a calma!

– Arrume a banqueta em que você vai se sentar. Regule a altura, se necessário, coloque-a mais pra direita se for tocar uma música mais aguda etc.

– Firme bem os pés no chão. Se você sentir que estão firmes, isso passa uma segurança.

– Ajeite também sua postura. Lembre-se de que ela não tem a ver só com braços e mãos, mas começa nos pés e pernas e vai até a cabeça. Não deixe seu corpo ficar tenso por causa do nervosismo.

– Leve o tempo que for preciso até se sentir preparado pra tocar. Não se sinta pressionado a chegar, sentar e começar a tocar imediatamente só porque tem uma plateia ali.

– Antes de começar a tocar, “sinta” a música, o andamento, a dinâmica, e só comece quando estiver seguro. Isso evita que você comece a tocar mais forte ou mais rápido por causa da ansiedade, por exemplo.

– Ensaie bastante. Esse é o único jeito de estar realmente confiante, né?

– Na véspera, toque a música num andamento mais lento. Assim você pode se certificar de que não tem nenhuma dúvida em alguma passagem mais complicada. Se tiver, é só resolver com calma.

– Confie em si mesmo! Vai dar tudo certo. =)

Você tem mais dicas? Poste nos comentários!

Até a próxima o/

Posts relacionados:


2 Responses to Controle o nervosismo antes das apresentações

  1. É isso ae! Gostei muito das dicas! o/Acho que o principal é aprender a ter auto confiança ^^ e também perceber que errar não é a pior coisa do mundo, ainda mais quando ainda se está aprendendo =)Como meu professor de dança sempre diz: não vao adiantar nada chorar e ficar nervoso, se errar, segure a onda 'no carão', sorria e finja que vc resolveu improvisar xD hauahuahuahau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *