Cuidados com o piano

Oi, gente! Ter um piano acústico é muito bom, mas é algo que requer cuidados especiais. Um piano não deve ser largado num canto qualquer e nem servir como suporte pra porta-retratos e bugigangas.

Como finalmente comprei um acústico, resolvi logo ver como cuidar dele. Então vou compartilhar com vocês o que encontrei na página da Fritz Dobbert.

Ambientação

  • Pianos necessitam de ventilação adequada. Sua melhor localização é a cerca de 10 cm de uma parede interna ou no centro do ambiente.
  • Não coloque o piano junto a janelas. O móvel deve ser protegido da luz solar direta. Se isso não for possível, use cortinas que impeçam a entrada de raios solares.
  • Mantenha o piano distante de fontes de calor, como aquecedores, ar quente, lareiras, etc. Calor excessivo danifica o móvel e as partes internas, afetando o funcionamento normal.
  • Feltro, tecido, couro e componentes de madeira são sensíveis à umidade. Se ela for excessiva, resulta em ação deficiente do mecanismo e das teclas, além de oxidação das partes metálicas. O ideal é umidade relativa de 70%.
  • Ambientes muito secos também são um problema para o desempenho do piano. Ambientes naturalmente secos têm umidade suficiente para prevenir agressões, mas em locais extremamente secos os componentes de madeira e feltro se contraem. Em raras vezes, a tábua harmônica e outras partes laminadas podem apresentar trincas, apesar de cuidadosamente processadas na fábrica.
  • Para evitar um ambiente demasiadamente seco, aconselhamos manter algumas plantas ou um umidificador no recinto do piano. Não aconselhamos colocar recipientes contendo água dentro do piano: a umidificação por esse processo é ineficaz e pode desencadear um processo de oxidação das partes metálicas e cordas.

Coloque o piano onde soe melhor

  • Observados os itens anteriores, procure colocar o piano onde o som seja bem distribuído. O local ideal é aquele onde o som reverbera, produzindo um timbre agradável, encorpado, macio.

Não coloque objetos sobre o piano

  • Objetos colocados sobre o piano causam empobrecimento dos timbres e vibrações indesejáveis. Não coloque nada sobre o piano, exceto metrônomo e partituras.

Não derrame líquido sobre o piano

  • Qualquer líquido contendo álcool, inseticidas, aerosóis, tintas, cosméticos, produtos plásticos, vinílicos e à base de petróleo são prejudiciais ao piano.

Mantenha o piano limpo

  • Externamente, use apenas flanela umedecida com água, seguida de flanela seca e macia. Internamente, use cuidadosamente uma trincha com pelos macios.
  • O teclado deve ser limpo periodicamente: use flanela macia e seca. Se estiver muito sujo, use a flanela embebida em solução de água e sabão neutro, bem torcida. Não use álcool ou produtos químicos.
  • Proteja o piano contra insetos e roedores.
  • A limpeza interna do piano deve ser feita por um técnico especializado para que seu instrumento não sofra danos no mecanismo, teclado ou cordas e também para que não sofra alteração na regulagem.

Afinação e Regulagem

  • O piano necessita de dois tipos de cuidado profissional: afinação e regulagem. Afinar significa corrigir a vibração de cada corda, tensionando-a até que se alcance a vibração relativa ao som de cada nota.
  • Em uso normal, a afinação deverá ser efetuada ao menos uma vez por ano. Em uso intenso, como em escolas, teatros, restaurantes e clubes, é recomendável mais. Regular significa ajustar o mecanismo, teclado e pedais. Essa partes do piano sofrem pressões e movimentos constantes que causam desgastes que, por sua vez, causam mau funcionamento. Com uma regulagem precisa, apesar do desgaste, elas voltam a funcionar normalmente.
  • Essa operação só será possível com peças que ainda não atingiram o limite máximo de desgaste. Em peças desgastadas não há possibilidade de regulagem, sendo necessário substituí-las por novas e originais de fábrica. O que, convém salientar, somente ocorrerá após muitos anos de uso.

No related posts.


7 Responses to Cuidados com o piano

  1. Então a Nodame do dorama fazia tudo errado com o piano dela?
    Eu me lembro que o quarto dela era uma bagunça que só XD

    E… Meu violino tá sendo bem cuidado. Não encosto nem um dedo nele! =x

  2. Pingback: Piano não é mesa! | Nocturne in the Moonlight

  3. Pingback: Dicas para comprar piano acústico usado | Nocturne in the Moonlight

  4. Com relação a umidade como devemos proceder? Moro em cidade praiana e o piano fica com as teclas presas por causa da umidade e da marezia. Vc tem algumas dicas para estas condições? Obrigado.

    • Olá, Ricardo!
      Não sei te dar dicas para "combater" os efeitos da maresia… Sugiro que você procure um entendido em pianos na sua cidade mesmo. Pode ser um afinador, ou professor de piano, ou algum vendedor se tiver uma loja especializada em pianos… Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *