Como Tirar Músicas de Ouvido

Bom, a Ches já deu início ao assunto com o post: “Treine Sua Percepção Musical: Projeto Ouvido Absoluto”.
Depois de algum treino, creio então que já está na hora de “partir para o ataque” =)

Eu estava fuçando pelo youtube e achei esse tutorial, apesar de ele estar em inglês, a idéia geral está fácil de compreender.

Antes do vídeo, algumas dicas que meu professor me deu e que em alguns trechos, são citadas pelo autor do tutorial (PokeguyDavid):
1. Comece por algo simples! Não adianta querer pegar uma música super longa e cheia de arranjos complicados logo de cara, né?
2. Comece também com alguma música de que você goste! O processo fica mais fácil e agradável assim.
3. Escute-a MUITAS vezes, até que ela fique gravada na sua memória.
4. Faça por partes: primeiro tire a linha melódica e memorize-a bem, só então comece a trabalhar o baixo. Por ultimo vá juntando tudo aos pouquinhos.
5.Conhecer as escalas não é obrigatório, mas ajuda muito no processo.
6. Se você tem conhecimento em harmonia é ainda melhor, pois dá para ir incrementando a música depois.
7. Nada de ficar estressado(a) se não conseguir logo de cara, afinal, ninguém nasceu sabendo! Pare, descanse um pouco e tente outra vez.
8. Enfim, Divirta-se =D


http://www.youtube.com/watch?v=1f05rEfslVk

Espero que vocês tenham gostado! Até a próxima =)

Posts relacionados:


13 Responses to Como Tirar Músicas de Ouvido

  1. Desiste não migaaaaaaaa! No começo é mais difícil, mas com tempo vc acaba pegando o jeito =)Não que eu seja expert no assunto, mas com o treino eu já consigo até tirar algumas introduções =)Tem umas misiquinhas do Chrono Cross que são bem interessantes até para tentar praticar ^^Uma das mais fáceis que eu achei até hj foi a "Zelda's Lullaby" de The Legend Of Zelda: Ocarina of Time.Se vc quiser ela, me avisa que eu te mando ^^=**

  2. Ang:Eu não diria que para mim é fácil e nem que eu sou uma 'expert', mas talvez eu tenha tido (pelo menos nisso) mais sorte e prática =)Nos anos em que fiquei sem estudar(depois da primeira tentativa de fazer teclado aos 11 anos) como eu não tinha técnica e nem aptidão para aprender sozinha eu ficava tentando tirar músicas de ouvido ^^Como eu disse, é tudo uma questão de praticar e não desistir, com o tempo a coisa toda vai ficando mais fácil =D

  3. Bom, não vou mentir, quando eu estava fazendo aulas de violino, sempre batia uma preguiça e não ia nas aulas de teoria(o que é péssimo para um músico).Lethy, quando eu vejo alguém tocando alguma musica, não consigo distinguir nenhuma nota.Eu só não desistirei do violino porque tenho uma revista da scientific american que diz que com 10 anos de pratica você pode se tornar expert em qualquer coisa.Então talvez daqui a 10 anos eu aprenda a tocar bem!

  4. Ora bolas, eu também não consigo distinguir nenhuma nota e estou aqui tocando. Saber tocar de ouvido é cool, principalmente se você quer tocar músicas difíceis de encontrar partitura, mas não é obrigatório pra ser um bom músico. Embora eu deseje compor, improvisar e tocar de ouvido, entre isso e ser uma BOA intérprete, eu dou prioridade ao segundo.Quanto às aulas de teoria, é só você vencer a preguiça e tenho certeza de que vai gostar. Tirando a percepção que é difícil no começo mas depois você se acostuma(nas primeiras aulas eu odiava, hoje eu adoro), a teoria musical é pura matemática! Você vai se dar bem. Você já voltou pras aulas? Tem que aprender logo pra gente fazer um dueto da Air on G String, poxa. =x

  5. Acho que cada músico tem suas facilidades e dificuldades, eu gosto de tirar músicas de ouvido (embora só consiga coisas simples por enquanto), mas eu tenho dificuldades em outras áreas =)O segredo é não desanimar por causa disso. Afinal, ninguém consegue ser bom em absolutamente tudo logo de cara =)Mas eu excluí o verbo 'desistir' do meu dicionário no dia em que fiz minha primeira aula de piano =)Meu ex prof. de teclado me disse uma vez que eu não evoluía por falta de criatividade… e que desse jeito seria dificil sair do lugar =SAinda bem que, como diz a minha vó, eu sou 'mais teimosa que burro de padeiro' e não escutei ele hauahuahuahuahu

  6. @PattyAinda não voltei não, mas estou pensando em voltar.Vou ver de ir nas aulas teóricas também, vistoq ue agora eu estudo em casa, e não tem mais o problema da preguiça. Preguiça porque eu voltava do cursinho pra casa a pé.E quanto a duetos, bem… Vou afundar esse dueto xD@LethyMinha maior dificuldade, nas poucas aulas que eu fui, foi não ter como praticar.Meu irmão não deixa eu praticar aqui no quarto(que divido com ele).Nos outros lugares da casa, sem chance, visto que todos os comodos são perto da sala, onde meu avô assiste TV e não gosta que façam barulho.Mas mesmo assim não vou desistir. Só não sei quando vou me rematricular nas aulas.

  7. Ang:hauhauahuahau sabe que vc não é o primeiro que reclama do irmão mais novo que fica pentelhando o treino? XDEu sou a caçula aqui, mas não sou desse jeito T_TNa verdade é meu irmão mais velho que fica me atazanando XD hauahuahauEspero que vc consiga sim! Violino é um instrumento lindo demais, eu adoraria ouvir vc tocar =)

  8. Pingback: Teste sua percepção musical | Nocturne in the Moonlight

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *