Enfim o post sobre Nodame! Não sei por que enrolei tanto pra escrever. Nodame Cantabile é a minha série preferida. ❤ Tem dorama, manga, anime… Eu comecei assistindo o dorama – porque é muito mais legal ver pessoas de verdade tocando, né? – agora estou lendo o manga e depois vou assistir o anime. O post hoje é sobre o dorama – ou drama. Doramas são os equivalentes japoneses de seriados.
Kiyora, Mine, Masumi, Chiaki, Sakura, Nodame, Saiko e o cara irrelevante da regência
O personagem principal é Shinichi Chiaki, que cursa piano em uma universidade japonesa. Mas, na verdade, ele gostaria de se tornar um maestro e viajar para o exterior, para se tornar pupilo do grande maestro Sebastiano Vieira, que conheceu quando era criança. Entretanto, um problema impede que ele realize seu sonho: Chiaki tem um profundo trauma de viagens de avião e navio, e não consegue ir para o exterior.
Sua vida está assim empacada quando ele conhece sua vizinha, que também é uma aluna de piano da universidade: Noda Megumi, ou Nodame. Ela é uma garota bem, hum, exótica. Digamos que ela é relaxada, desleixada – é difícil encontrar o piano dela no meio de tanto lixo – tem algumas ideias curiosas, como dizer que “Mozart é rosa”… Quanto ao piano, ela também toca de um jeito bem peculiar. Nodame não é boa em ler partituras, mas seu ouvido é excepcional. Ela consegue reproduzir uma peça, até mesmo de orquestra, após ouvir poucas vezes. Chiaki acha que ela deveria estudar mais e participar de concursos, mas o que ela quer mesmo é dar aula para crianças.
quarto da Nodame
Depois de conhecer Nodame, Chiaki acaba ficando mais sociável na universidade e conhece os outros personagens. O violinista Mine Ryuutarou, que gosta de rock mas depois acaba se apaixonando pelo erudito. O percussionista afeminado Okuyama Masumi-chan, que não esconde sua paixão por Chiaki e torna-se o rival de Nodame. A pequena contrabaixista Saku Sakura, que anda por aí com o contrabaixo nas costas (coitada!). A violinista Miki Kiyora, que é muito melhor do que Mine. Não dá pra esquecer a cantora lírica Tagaya Saiko, ex-namorada de Chiaki!
Cuidado, Chiaki! Você vai ser atacado por uma pianista louca!
Tem um personagem que merece um parágrafo só pra ele. O maestro rival de Vieira, Franz Von Strezemann, que vai para o Japão dar aulas na universidade e na verdade é um velho tarado. Ele resolve montar uma orquestra com os alunos mais incomuns, aqueles que têm um potencial escondido. Chiaki quer ser seu pupilo, mas o maestro não vai com a cara dele a princípio e resolve largar a orquestra especial em suas mãos e se dedicar à orquestra principal. Será que Chiaki consegue dar conta do recado?!
Strezemann em um dos seus poucos momentos sérios
Acabei escrevendo demais, né? É que Nodame me empolga tanto. Eu ficava sonhando com o dia em que passaria no vestibular pra música e minha vida se tornaria Nodame. Bom, é tipo a versão brasileira de Nodame. ♡ E eu fico tão feliz quando encontro pessoas que conhecem! Isso é fácil porque eu ando por aí com a bolsa da Nodame. Por exemplo, conheci uma das minhas grandes amigas, a Clara, na prova do vestibular em Ribeirão Preto, porque ela reconheceu a bolsa. ♡
Tentando ensaiar com a orquestra… Chiaki não parece feliz.
É muito legal acompanhar o desenvolvimento dos personagens, ver como funciona uma orquestra, como os maestros estudam… Recomendo muitíssimo que todos que apreciam música assistam Nodame Cantabile!
Agora que fiz este post, esperem muitos outros sobre a série. Posso fazer um post sobre a bolsa, sobre manga, anime, cosplay…
( ̄▽ ̄)ノ
Informações do dorama no Mydramalist
Review no blog da Jull
Aula de piano no Japão é coisa séria!!
Essa novela é muito boa!!! XD
Ainda preciso ver o primeiro filme… Vi a novela e o segundo filme em seguida aqui.
E o Strezemann é muito foda!!
O anime vi umas poucas cenas apenas e não curti muito quando entram as músicas… Parecem gifs animados sem uma animação decente pros instrumentos tocados. Nesse ponto a novela é infinitamente melhor!
Por que você pulou o primeiro filme?!
Sim, vi o primeiro episódio do anime hoje. Claro que não tem como comparar com gente de verdade tocando, né? Seria muito difícil fazer a animação e sincronizar com o som. As cenas do Chiaki tocando com a Nodame mostram eles de costas ou com o piano tampando as mãos… .-. Mas, bom, é válido.
Eu achava a animação de Nodame um must na hora das cenas de piano, só achava que faltava peso. Agora com Sakamichi no Apollon esse problema está quase resolvido né? Olha como poucos anos de diferença já significam uma mudança drástica na tecnologia?
Eu morria de vergonha de falar que sonhava no dia em que a minha vida ia ser igual em Nodame!! 。・゚゚・(>_<;)・゚゚・。
Estava pensando o mesmo! Mas mesmo assim, acho que fazer uma animação de jazz deve ser mais simples que uma de Rachmaninov XD
Espero que não tenha perdido o sonho!
(aff pros emoticons automáticos estragando seu kaomoji)
Onde você conseguiu a bolsa da Nodame? E aonde você baixa a série?
(:
Comprei no site da Fuji TV :)
Liza, eu não posto referências pra download aqui no blog por questões legais, sabe como é. Mas se você me mandar um email, eu te passo! (olha ali em cima em Contato)
Incrível ! Encantador! Espetacular ! Uma Obra de Arte! Bravo!
Recordo que em alguns momentos da vida me perguntei se existiria algum filme, desenho, ou qualquer outra coisa que mostrasse como seria a vida de um músico, algo produzido para os não músicos, e então por um acaso encontro este blog, que confesso, fiquei fascinado pelo seu conteúdo e pela estória da autora, e encontrei este post. Comecei a assitir a novela japonesa (minha primeira!), coisa que nunca tinha visto, e fiquei encantado! Gostei muito e agradeço a você, Patricia, por compartilhar conosco não só seus gostos musicais como o seu talento no piano! Obrigado por me inspirar a estudar a música mais uma vez! A senti-la como nunca mais tinha sentido!
Obrigado por me mostrar como a música é encantadora! :)