Nobuo Uematsu – Quebrando Preconceitos

Bom, como eu estava em dúvida sobre o que postar, resolvi começar por um assunto que eu amo: Game Music.

E não dá para falar de game music sem falar dele: Nobuo Uematsu.
Conheci seu trabalho jogando Final Fantasy e, desde o primeiro minuto, suas músicas me conquistaram, desde as mais simples, até as mais elaboradas.

Agora, falando um pouquinho sobre ele:
“Nobuo Uematsu (Koichi, Japão. 21 de Março de 1959) é um músico e compositor japonês.
A maior parte de sua obra consiste em trilhas sonoras para video games, ramo no qual se mostrou um dos mais versáteis e populares compositores. Trabalhou desde meados dos anos 80 até 2004 com a produtora de jogos Square. Entre suas obras mais significativas estão a trilha sonora de jogos e séries de jogos famosos, como Final Fantasy, Chrono Trigger, dentre diversos outros. Uematsu também assina obras autônomas, como o CD “The Black Mages”, lançado em 2003, com uma reinterpretação sua e de vários artistas sobre seus temas para Final Fantasy.
Sua participação em Final Fantasy, em especial, rendeu-lhe fama com o lançamento de versões orquestradas de suas músicas em CD (algumas faixas ganharam letras e vocais), e ocasionalmente suas músicas são executadas em concertos clássicos promovidos pela Sony. Nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, a equipe norte-americana de nado sincronizado fez uso das músicas “One Winged Angel” e “Liberi Fatali”, de autoria de Nobuo Uematsu.”

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nobuo_Uematsu

Não estou generalizando, mas o fato é que muitas pessoas têm preconceito em relação à game music (muitas vezes, simplesmente por não conhecer) e já ouvi muitos falando asneiras sem tamanho em relação a ela…o que é realmente uma pena e uma grande besteira, já que existem compositores primorosos e músicas lindíssimas nessa área também.

Dois ótimos exemplos:

http://www.youtube.com/watch?v=rLnZ5jcsRpc

O nome da música é “At Zanarkand” (embora muitos também a conheçam como “To Zanarkand”). Esse é um concerto chamado Tour de Japon, só para deixar todos com “àgua na boca”, futuramente falarei mais a respeito dele. =)


http://www.youtube.com/watch?v=rLnZ5jcsRpc

E, em homenagem aos metaleiros de plantão: “Maybe I’m a Lion”, interpretada pelos Black Mages (também falarei mais sobre eles num fúturo próximo).

Essa é a ponta do iceberg! Vem muito mais por aí \o/

Posts relacionados:


19 Responses to Nobuo Uematsu – Quebrando Preconceitos

  1. Sorry pela demora guys…Li:AAAAhhhhhhhhhh eu não tenho esse =(Onde consigo?Barbara:=**Baleia que incendeia:É por isso que eu evitei generalizar, algumas são preconceituosas mesmo, outras apenas não conhecem o estilo, fico feliz que tenha gostado =)Ang e Cheshire Cat:É isso mesmo ^^

  2. Obrigado por me informar sobre o Uematsu ter participado na OST de trigger.Eu tava crente que era só o Mitsuda. Até porque não percebi nenhum traço do estilo do Uematsu em toda OST.

  3. Por estas e outras tenho quase todos os albuns de trilhas sonoras do Final Fantasy, inclusive os Piano Collections, que são bons demais.Outra trilha sonora que me trás lágrimas aos olhos é a trilha da série Silent Hill (do Akira Yamaoka), músicas como "Letter from the lost days"., "I want love" e diversas outras, são simplesmente inesquecíveis.E, imagino que você saiba, mas como não postou, The Black Mages conta com ninguém mais, ninguém menos, que Nobuo Uematsu nos teclados (e aquela carinha de tecladista de churrascaria dele, rssss).Grande abraço parabéns pelo blog.Aliás, aqui é o Ronin do OT, rss.

  4. Oi, Ronin, valeu por comentar aqui! =DA Le tá preparando um big post sobre os Black Mages, pode esperar. E a cara de tiozinho do Uematsu é mesmo um detalhe à parte! =PNunca ouvi a trilha do Silent Hill… Vou dar uma olhada nessas músicas depois. o/

  5. Ronin:As Piano Collections são demaaaaaaiiiiiiiisssss o/Tenho todas (eu acho hauahuahua)!!Opa! vou checar a trilha de Silent Hill! Quem sabe daqui um tempo eu poste algo sobre ela =)Eu sei sobre os Black Mages sim ^^Amanhã mesmo vou postar aqui sobre eles, só falta dar os últimos retoques no texto ^^Realmente a cara do Nobuo é impagavel hauahuahauObrigado por comentar =)Continue nos visitando ^^

  6. Pingback: Um ano de blog | Nocturne in the Moonlight

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *