Sobre

Bem-vinda(o) ao blog Nocturne in the Moonlight, ou Nocmoon para os íntimos! ☆

Aqui você encontra posts sobre música e educação musical em geral: instrumentos (principalmente piano), música erudita, teoria musical, vídeos, curiosidades, dicas, e muito mais para leigos, iniciantes e músicos experientes! Também tem posts sobre educação em geral, cultura e política. Afinal, toda arte é política. Apesar de às vezes ser necessário usar termos técnicos, tento sempre escrever posts de modo que todos consigam entender.

Nocturne in the Moonlight é o subtítulo japonês do game Castlevania: Symphony of the Night (Dracula X: Gekka no Yasoukyoku, no original mesmo). Foi escolhido por ser um título musical e porque a trilha sonora do game é muito boa. :) Sei que não é o melhor nome para um blog, já que ele é meio difícil de escrever e eu sempre preciso soletrar (sofro muito com meu email), mas não quero mudar porque tenho um carinho muito grande por ele. Afinal, o blog já tem mais de 10 anos!

Falando nisso, um pouquinho de história… Um dia, três amigas resolveram criar um blog sobre um interesse em comum: o piano. A ideia a princípio era compartilhar experiências entre si, mas pensaram melhor e decidiram ampliar os horizontes, fazendo um blog público. Surgiu então, em fevereiro de 2009, o Nocturne in the Moonlight, com o intuito de trocar informações, postar dicas e curiosidades, divulgar músicas e muito mais. O tempo passou, integrantes passaram e no fim acabei ficando sozinha como autora do blog. Mas sempre aceito sugestões!

Com o passar do tempo, também fui mudando. Além de pianista, me descobri professora. Foi mais uma descoberta do que uma transformação. Me apaixonei pela educação musical e pela pedagogia em geral e hoje sou feliz fazendo aquilo que amo: ensinando a música para as pessoas. ❤ Narrei toda minha trajetória de vestibulanda e esses posts ajudam muitos dos meus bixos a estudar para o vestibular. Também comecei a postar mais conteúdo sobre educação musical nos últimos anos. E eu mesma mudei muito nessa década, em todos os sentidos, então é natural que haja uma diferença gritante entre os meus posts atuais e os meus primeiros.

Este blog também foi parte da minha iniciação científica, “Os blogs como ferramenta para a educação musical“. Nas minhas apresentações sobre o tema, sempre digo que quando o criei não fazia a menor ideia de que ele tomaria esse rumo. Mas o que dá sabor à vida é o inesperado, não é mesmo?

Então é isso. Espero que você goste do blog e volte sempre! ♫~